Decoração de Festa Faça Você Mesmo

Como Organizar Mesa de Festa

Normalmente, a tarefa de organizar as mesas da festa fica a cargo dos buffets e banqueterias. Mas e se você quiser organizar sua própria festa e for adepto do faça você mesmo?

O Malaguetaloc, nosso parceiro especialista em aluguel para festas, preparou cinco dicas para ajudá-lo com os preparativos das mesas. Seja em um jantar formal ou em uma festinha charmosa com os amigos, algumas orientações podem ser seguidas para manter a sofisticação e a organização do ambiente:

1 – Escolha o tamanho de mesa ideal: Mesas maiores, para 8 a 10 pessoas, são ideias para festas em áreas grandes, onde a falta de espaço não é problema. Mesas menores, para 4 a 6 pessoas, são mais eficientes para festas com pouco espaço, já que elas podem ser utilizadas em áreas pequenas, como nos cantos dos salões. Procure sempre manter uma distância equivalente a 2 cadeiras entre uma mesa e outra, para facilitar a circulação dos convidados.

Caminho de mesa2 – Use toalha e sobretoalha de mesa: Usar toalha de mesa branca é uma boa pedida. Toalhas brancas são básicas e combinam com qualquer cor de sobretoalha, que é um item que não deve ser deixado de lado. Além de acrescentar cores na festa, o uso das sobretoalhas evita que alimentos e bebidas sujem a toalha principal. Se a ideia é montar uma mesa um pouco mais informal, uma alternativa é utilizar caminhos de mesa ao invés da sobretoalha.

3 – Não esqueça das capas de cadeira: Capas de cadeira são práticas e bonitas. Usar capa de cadeira pode ser uma boa solução para aproveitar as cadeiras da própria casa na festa. Se por acaso as cadeiras disponíveis não combinarem com a decoração da festa, jogar uma capa branca pode resolver o problema. Outro fator importante é que as capas protegem o estofado de qualquer líquido ou alimento que possa cair.

4 – Fique atento aos itens da mesa: Os itens utilizados sobre a mesa dependem muito da ocasião e do prato a ser servido, mas certifique-se de lembrar do básico: Pratos, guardanapo de pano, talheres principais, garfo de salada, copo de água e taça. Se o evento for formal, dê preferência por copos e taças com pé. A distância dos itens é algo importante: os utensílios devem ser posicionados a 1,5 cm do limite da mesa.

Arranjo de mesa5 – Coloque um arranjo no centro das mesas: Os arranjos de mesa dão um toque especial na festa/evento e integram os convidados ao contexto da festa. Não é preciso exagerar ou gastar muito, opções fáceis estão ao alcance. Alguns exemplos são: Taças decoradas com velas, copos com flores ou simplesmente flores e bombons jogados de uma maneira criativa.

Uma dica importante é escolher um tema ou linha de decoração para a festa e garantir que essa linha seja reproduzida em cada detalhe do ambiente, desde o arranjo até nos itens mais sutis como a disposição das mesas. De qualquer forma, lembre-se de que a festa é sua e permita que o seu estilo transpareça no ambiente.

#ficaadica

Leia Também:

(Lido 5.011 vezes, 4 visitas hoje)

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *