web 2.0

Festa de menino ou de menina?

Olá, pessoal. Tudo bem? Hoje vou tratar de um assunto delicado, mas que tem tudo a ver com festas, principalmente com aniversários dos filhos e netos. Já sabemos que alguns temas, como carros, super-heróis e futebol são típicos de festas de meninos, correto? Mas será mesmo? Cada vez mais as crianças têm colocado em xeque os nossos padrões mentais pedirem para a gente comprar produtos associados ao sexo oposto. E não tem sido diferente com as festas. Nos últimos tempos vários pais têm me que questionado sobre o desejo de suas filhas de fazerem festas de aniversário com temas de super-heróis, por exemplo.

Pinterest

Qual é o problema disso? Diferentemente de nós, adultos, as crianças não incorporaram os esquemas estéticos que separam o mundo em coisas de menino e coisas de menina. Não se trata nem mesmo de entrar na polêmica da igualdade de gênero. As crianças simplesmente não fazem esse tipo de raciocínio.

Vou dar um exemplo: o filme Capitão América: Guerra Civil está fazendo muito sucesso nos cinemas. As crianças, e não só elas, estão saindo das sessões encantadas. Não há nada mais natural que uma menina se identificar com um dos seus super-heróis e pedir para a mãe uma festa de aniversário com o tema do Homem Aranha, do Homem de Ferro ou do Capitão América.

E o mesmo vale para o outro lado. O filme da Frozen foi um sucesso sem precedentes na história da Disney. E, por mais que a estética fosse feminina, crianças de todos os sexos se identificaram com a Elza e sua turma. Muitas festas de meninos foram com esse tema. E talvez muitas deixaram de ser por preconceito dos pais.

Então a dica é deixar a criança explorar a própria criatividade, sem impor desde muito cedo padrões e conceitos que elas não estão prontas e não precisam receber na fase da vida em que estão. O universo infantil é, acima de tudo, lúdico e os pais que conseguem entender isso serão capazes de propiciar uma infância inesquecível aos seus pequenos.

Bom essa foi a dica de hoje. E para finalizar, deixo aqui algumas inspirações de festas que fugiram ao padrão… Um beijo da Arlete!

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Pinterest


Leia Também:

Comente!