Festa Junina

Festa de São João

milhoA Festa Junina, chamada também de Festa de São João, em alguns lugares do Brasil, tem esse nome porque é celebrada durante o mês de Junho, em homenagem a vários santos: Santo Antônio, São Pedro, São Paulo e principalmente São João. Daí a Festa ser também conhecida pelo nome do santo mais popular.

O estilo caipira da Festa é um modo de brincar com a cultura do interior, aproveitando também para saborear as delícias da cozinha interiorana. Como Junho é a época da colheta de Milho, a maioria das receitas tem este como principal ingrediente, além de outros, como o amendoim.

santo antonioAssim, para você fazer uma legítima Festa Junina, não podem faltar delícias de milho e referências aos santos homenageados. O Dia de Santo Antônio, o casamenteiro, em 13 de Junho, abre as comemorações. Depois, em 24 de Junho é o Dia de São João, que segundo a tradição dorme no seu dia e por isso é despertado com os fogos de artifício. Por fim, no dia 29 é celebrado o dia de São Pedro e São Paulo.

A nossa dica é utilizar na decoração painéis ou bandeirões com a imagem dos santos, junto com as tradicionais bandeirinhas coloridas. Uma mesinha com a imagem de Santo Antônio, para as moça sortêra fazê promessa, vai dar um tom divertido à Festa. Detalhes em juta, vime, xadrez e tecidos floridos são também bastante comuns na decoração junina.

Imagem: Revista Pais&Filhos Festas #02

Leia Também:

(Lido 3.875 vezes, 1 visitas hoje)

2 Comentários

Comentários bloqueados.