Carnaval

A Máscara de Carnaval

mascara_venezianaA origem da máscara é tão antiga que ela se perde na História.
No começo, a máscara estava ligada a rituais religiosos de tribos, principalmente africanas, e representava deuses e espíritos. Também era usada em guerras, como forma de dar força ao guerreiro e assustar os inimigos.

No Egito, ela era usada em funerais, como as famosas máscaras dos faraós. Assim, a primeira função da máscara estava ligada a um poder mágico que acreditavam que ela possuía.

A máscara começou a ser utilizada como acessório de festa no Oriente, em danças e procissões, com a intenção de misturar o ritual e o divertimento. Na Grécia e Roma antiga, era usada no teatro, para caracterizar os personagens (aliás, máscara e personagem são a mesma palavra em latim: persona).

Foi em Veneza, Itália, no século XV, que a máscara começou a ser usada no Carnaval. O uso começou no teatro italiano, na commedia dell’arte, ou comédia das máscaras, que criou os famosos personagens Arlequim, Pierrô e Colombina, entre outros.

Durante o carnaval veneziano, aconteciam os bailes de máscaras e os luxuosos desfiles de fantasias, que existem até hoje. Desse modo, a máscara veneziana representa o espírito do Carnaval, onde todos podem colocá-la para cair na folia. Ela pode ser feita de diversos materiais, tais como cortiça, pasta de papel, folha de flandres, folha de alumínio, tecido, latas, caixas de cartão, fitas, materiais recuperados e etc.

Leia Também:

(Lido 13.596 vezes, 1 visitas hoje)

16 Comentários

  1. Olá Alexsandra! No Magazine 25 você encontra as máscaras de Pierrot e de Colombina. Não é necessário maquiagem, mas para dar um efeito mais bonito vocês podem pintar apenas os olhos, com sombra preta.

  2. Puxa,muito bom este texto! Respondeu todas as minhas perguntas e ainda garantiu um 10 na minha média!
    Parabens a todos! O blog é maravilhoso!

    Bjs
    ^_<

  3. oi muito bm o trabalho de vcs, particulamente n sou fan de carnaval,mas como me garantiu um 10 na media mt obrigado.bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *